sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TUBULAÇÃO PLUVIAL PARA PRÉDIOS


Tubulação pluvial para prédios
            (Dica para incrementar sua maquete.)


Quando se usa a escala HO (1:87), determinadas coisas você não encontra para comprar, como por exemplo calhas e tubulação para os edifícios da maquete.
Se considerarmos que um tubo de PVC convencional que se usa para a descida da água dos prédios mede em torno de 100 mm, na escala HO ele vai ficar com aproximadamente 1,15 mm. O material mais próximo dessa medida é o arame Alpaca nº 18 que mede 1,2 mm, excelente para a substituição do nosso velho e conhecido PVC de 100.
Se não encontrar o arame alpaca pode-se usar qualquer outro arame que tenha entre 1 e 1,3 mm.
É bem simples, mas as fotos abaixo mostram como fazer e pode ser útil para alguém que precisava incrementar os edifícios com um pouco mais de realismo. 
 







Na primeira foto usei arame Alpaca nº 18, que mede 1,2 mm de espessura. Para imitar as alças de fixação à parede usei pequenas argolas de "espaguetti termo-retrátil" que se compra em loja de suprimentos para eletrônica. Colocar várias argolinhas de 2 mm de largura, dando espaço entre elas , conforme necessidade e tamanho da tubulação.
Para fixar as argolinhas no lugar, como o produto é "termo-retrátil" usar qualquer fonte de calor. O secador de cabelo resolve bem o problema.
A alça de fixação também pode ser feita com um pequeno anel de papel sulfite, ou vinil.
A criatividade do modelista é que indicará o melhor caminho para se obter o melhor resultado. Aconselho sempre experimentar diversos materiais. 





Na segunda foto a tubulação já pintada de branco e fixada à parede.
A pintura é com branco automotivo.
Não usar Super Bonder porque ele mancha a pintura. Use pequenas gotas de epoxy de 2 elementos.



Nas duas últimas fotos o prédio já está dentro do cenário.






A maquete onde foram tiradas essas fotos está no saguão da Serra Verde Express, na Rodoferroviária de Curitiba.


3 comentários:

  1. balan sua maquete e magnifica ,parabens amigo ,gostaria de uma dica sua em saber da altura em mm pra ser fazer uma calçada ? Qual o espessura de estireno que uso ?Desde ja te agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juracy, agradeço suas palavras generosas. Normalmente na rua, a altura do meio fio em relação à calçada é de 15 cm. Se você passar isso para a escala 1:87 vai dar em torno de 1,72 mm. Então sua calçada em relação ao asfalto da maquete pode ter algo entre 1,5 e 2mm. Eu uso estireno de 2mm. Qualquer outra coisa, é só me escrever.

      Excluir
  2. Por que você não altera o layout desse blog para o layout do blog a seguir, seria muito mais fácil para o usuário navegar pelo conteúdo e encontrar os ótimos tutoriais que vc publica. Veja:
    http://pedroomlanne.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir