domingo, 18 de agosto de 2013

COMO TIRAR TRILHOS E DESVIOS SEM DANIFICÁ-LOS?

Texto, fotos, ilustrações: JOSÉ BALAN FILHO
ANO: 2012


Você está com a maquete quase pronta, mas descobre que há um desvio em curto, ou há uma curva que ficou muito fechada e a
locomotiva com truques de 3 eixos descarrila toda vez que passa por ali. Desânimo total! O trilho está assentado, soldado, pintado, com lastro, e colado!
Como proceder para trocar esse desvio ou para acertar o raio da curva sem perder o material?
É muito simples, partindo do princípio de que você colou o lastro com cola branca PVA.
Na foto abaixo, a curva está muito fechada e as locomotivas grandes com truques de 3 eixos descarrilam invariavelmente.
É evidente que há a necessidade de suavizar a curva, isto é, aumentar o raio.
O primeiro passo é molhar bem o lastro.



Em seguida encharque um pano com água, devidamente dobrado, sobre o trecho a ser retirado, conforme foto abaixo.
Para que a cola PVA amoleça, deixe esse pano molhado sobre o trilho por um período de duas horas, pelo menos.
Se for necessário, molhe o pano novamente com um borrifador de flores.



Depois, com uma Dremel ou com um alicate apropriado, recorte os trilhos no trecho onde o traçado será mudado.
Retire os preguinhos, se houver. Com um pequeno formão force, com cuidado, os dormentes para cima. Você perceberá que eles se soltam com facilidade.
Limpe o excesso de lastro deixando a base dos trilhos (cortiça, nesse caso) bem limpa e nivelada.



Com uma escova de cerdas duras, lave bem o trilho. Como a cola estará bem mole o lastro agregado a ele sairá com facilidade.
Assente novamente o trilho lugar, suavizando a curva. Ajuste o trilho cortando as sobras e limando as pontas para um bom contato.
Coloque novas talas. Em função do novo traçado haverá excesso de cortiça de um lado. Corte-a com um estilete e retira a sobra.



Antes de pôr o lastro, teste o novo traçado com uma das locomotivas que descarrilavam neste trecho, para ver se se as mudanças foram suficientes.
Teste em baixa e em alta velocidades .



Aplique o novo lastro com um aplicador apropriado, ou com uma colherinha, procurando manter o lastro de acordo com o existente no restante da maquete.
(as duas fotos a seguir servem apenas como ilustração. Foram feitas em outro lugar da maquete).
No exemplo abaixo usei um aplicador em forma de caixa.



Nivele o lastro com um pincel macio, levando sempre em conta como foi feito nos demais trilhos. Utilize as pedras na escala correta.



Após o nivelamento do lastro molhe-o bem para a aplicação da cola.
Só para lembrar: é interessante colocar algumas gotas de detergente na água para melhorar a penetração, da água e da cola.



Aplique pelo menos duas demãos de cola branca, devidamente diluída a 50% em água. Não tenha medo do aspecto inicial.
Após a secagem, esse esbranquiçado da cola desaparece completamente.



Após a secagem da segunda demão de cola, faça a pintura dos trilhos e dos dormentes. Para eliminar algum brilho que eventualmente resulte da colagem,
basta aplicar verniz fosco após a secagem da pintura do lastro e dos trilhos. Após secagem do verniz, limpar os trilhos.

Se o serviço for bem caprichado ninguém notará que você substituiu um trecho do traçado. Assim poderá rodar suas locomotivas tranquilamente sem ficar aborrecido com os desagradáveis descarrilamentos e sem perder nenhum pedaço de trilho.
Na foto abaixo, o serviço concluído.



Para perceber bem a mudança, compare esta foto com a primeira...

Contribuições para melhoria e complemento do texto são bem vindas. Escreva nos comentários.

6 comentários:

  1. Ola. Como o segmento de trilho novo é na medida exata no trecho, como você faz para encaixar com as talas de junção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente eu coloco a tala no trilho que vai ser encaixado no lugar. A tala tem que entrar inteira no trilho. Se isso não for possível porque o dormente da ponta atrapalha, retire o dormente para que a tala possa entrar inteira no trilho. Coloque o novo trilho no lugar, puxe a tala para unir os dois trilhos, e depois reponha o dormente que foi retirado. É bem simples.

      Excluir
    2. Ah perfeito, não havia imaginado essa possibilidade. Além do dormente, a única coisa que acho que pode atrapalhar é que as talas de junção possuem um delimitador no meio delas. Talvez justamente para não deixar nenhum dos lados dos trilhos pouco encaixados. Mas se for só esse o problema, com uma ferramenta de punção, dá para achatar esse delimitador. Valeu.

      Excluir
  2. Boa tarde Balan, sou novo no hobby e quero pintar os dormentes e trilhos e estou com dificuldades em encontrar artigos que indiquem como é feito o processo e principalmente cores de tintas, você teria um artigo para indicar ou poderia pelo menos me dizer que cores utilizar, não tenho ainda aerografo, é possivel fazer o trabalho com spray ou pincel?

    ResponderExcluir
  3. Achei esse link com excelentes dicas. Vai ser útil para você. http://www.ferromodelismobrasil.com.br/como-pintar-os-trilhos-de-sua-maquete/
    (copia e cole)

    ResponderExcluir