domingo, 18 de agosto de 2013

RAIOS E GRAUS - ORA RAIOS!

(Texto, fotos e ilustrações: JOSÉ BALAN FILHO)


O texto abaixo, embora seja extremamente simples, tem como objetivo esclarecer uma dúvida muito comum entre o pessoal que está planejando uma maquete.
Embora eu o esteja colocando agora aqui no blog, ele deveria ter sido o primeiro, pelas implicações da sua compreensão para o ferreomodelista, pois pretende
mostrar de forma bem clara a diferença entre raios e graus, de primordial importância quando se assenta os trilhos e se pretende que o material rodante não venha a descarrilar.
Para quem está começando, de um modo geral raios e graus parecem uma coisa só, se misturam, quando na realidade são duas coisas absolutamente distintas.

RAIO X GRAU

Numa dessa listas de discussão da internet alguém mostrou duas fotos, sendo a 1ª de uma curva de 30º da Frateschi e a 2ª de uma foto de 30º da Bachmann.
Como as curvaturas eram bem diferentes o internauta perguntava porque que nas curvas da Bachmann as locomotivas grandes rodavam muito bem enquanto
que nas curvas da Frateschi, com o mesmo grau, elas não rodavam de jeito nenhum. E arrematava com a pergunta: - Será que alguém usa o transferidor erroneamente?
Na época, um dos participantes (J.F.) esclareceu com muita propriedade essa confusão tão comum entre os ferreomodelistas,
particularmente entre os que estão tomando contato pela primeira vez com um projeto de maquete.



Já o raio pode variar. No caso das curvas de 30°, as da Atlas têm raio maior, no caso das de 15°, as curvas da Frateschi têm raio maior. Mas os ângulos são os mesmos.
Seja qual for o tamanho, você precisará de 12 curvas de 30º para fazer uma circunferência completa.
O setor azul tem 30°, não importa se no círculo amarelo, no verde, ou em qualquer outro.
A imagem abaixo mostra uma circunferência dividida em secções de 30º. No círculo amarelo, a secção de 30º está subdividida em secções de 20º e 10º.


Figura 2 - José Balan Filho e Mário César de Oliveira
Na figura acima temos os pontos de A a B, de A a C e de A a D. Essas distâncias são os raios.
Para ficar bem claro: quais mais curto o raio, mais fechada será a curva.

Só a título de ilustração, traçamos três círculos dentro da circunferência, sendo que o amarelo (hipoteticamente) representaria um círculo de 482 mm de raio,
o vermelho de 418 mm de raio e o azul de 360 mm de raio. Os raios escolhidos representam exatamente os adotados pela Frateschi para a confecção dos seus trilhos.
Se você projetar alguma secção de círculo na sua maquete, e for usar os trilhos rígidos do fabricante nacional, observando a numeração e medidas, saberá exatamente quantas peças vai precisar.



Observem na figura acima que os trilhos 4166 (20º) e 4083 (10º) estão no círculo amarelo (raio 482 mm);
O trilho 4219 (30º) está no círculo vermelho (raio de 418 mm);
O trilho 4188 (30º) está no círculo verde (raio de 360 mm).

No caso do conjunto abaixo, que compreende a junção de dois desvios, a Frateschi inseriu um novo trilho, o 4222, com 15º mas com um confortável raio de 850 mm.
Na figura abaixo, a inserção desse trilho permite ao ferreomodelista implantar uma linha paralela com 58 mm. de distância uma da outra, medida do centro do trilho,
numa curva extremamente suave que permite a mudança de pista sem susto e sobressaltos.
Interessante é salientar que, segundo a Frateschi, com exceção da Ten-Wheeler, todas as locomotivas devem rodar sem problemas nessas três curvas citadas acima,
inclusive na curva de 360 mm de raio (4188).



VOLTEMOS AO CÍRCULO...

Para entender melhor, vamos usar um exemplo muito bem lembrado pelo Márcio Redondo (criador e editor do Portal do trem).
Comparemos o circulo acima a um relógio. Cada volta completa dos ponteiros é de 360 graus, não importando o tamanho do relógio (de pulso, da parede na sala,
da estação ferroviária ou da torre da igreja).
No caso de relógios, 30 graus equivalem a cinco minutos. Num relógio de pulso a distância que o ponteiro dos minutos percorre em cinco minutos é pequena.
Nesses mesmos cinco minutos o ponteiro do relógio da estação percorre uma distância muitas vezes maior. Mas em ambos os casos os ponteiros percorrem exatos 30 graus.

Ficando clara a diferença entre graus e raios, ao comprar trilhos, se for usá-los de marcas diferentes na mesma maquete, não esquecer de verificar junto ao fabricante o raio de cada um deles.
Verificar também se é Code 83 ou Code 100. O código de um trilho é a altura do trilho em milésimos de polegada (ou seja, código 83 é 0,083 "de altura; código 100 é 0,100" de altura).
Mas aí já é uma outra história para um próximo tutorial...
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-



8 comentários:

  1. Obrigado Mestre Balan, sem a leitura desse tutorial com ctz eu teria dor de cabeça na montagem.

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  2. Que bom que foi útil. Tentei esclarecer as diferenças porque eu também, no começo misturava os dois conceitos. E não há nada tão diferente...

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  3. Como faço então para desenhar minhas curvas na maquete? Tabua de 2.75 × 1.85

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  4. Como faço então para desenhar minhas curvas na maquete? Tabua de 2.75 × 1.85

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Muito rico esse esclarecimento pois são muitas as dicas dos amigos, mais o Sr tirou dúvidas que consegui entender obrigado boa noite

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  8. para locomotivas de truck C, qual é o menor raio?

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