domingo, 18 de agosto de 2013

FAZENDO MOITINHAS COM GRAMA ESTÁTICA

(Texto, fotos, ilustrações: JOSÉ BALAN FILHO)




Várias empresas do exterior, entre as quais a Silflor e a Noch, nos colocam à disposição moitas de capim que podem ser usadas nos mais diversos cenários de maquetes. De qualidade insuperável, existe uma variedade muito grande de cores e tamanhos, mas o grande problema é o preço, que é sempre muito elevado.
O que ofereço com esse pequeno tutorial é a técnica de fazer essas moitinhas de capim em casa, utilizando um aplicador caseiro feito a partir do mata-moscas elétrico, e grama estática.
Para quem não pode importar, a grama estática pode ser adquirida nas lojas nacionais que atendem os ferreomodelistas. A maioria delas aceita encomendas.
Materiais:
1 - Uma chapa de metal, de preferência alumínio, sem qualquer proteção. Com Teflon não serve. Pode ser uma forma de bolo, ou algo semelhante.
2 - Grama estática na cor de sua preferência (Neste tutorial a grama tem 6 mm)
3 – Cola PVA
4 – Um aplicador de grama estática
5 – Um pincel médio (em torno de 1,5 a 2,5 cm de largura)
6 – Um estilete

TÉCNICA:
Na chapa de alumínio (forma, etc., etc.,) vá pincelando cola PVA sem diluição, variando nos formatos e nos tamanhos.
É importante um bom volume de cola para uma boa fixação da fibra.



Faça a fixação da garra do aplicador ao metal, cuidando para que haja um bom contato elétrico entre as partes. Garra mal colocada normalmente resulta em má fixação das fibras.
É importante, também, que o aplicador esteja com a bateria bem carregada.



Coloque a grama estática no aplicador e cubra toda a área onde estão os pontos de cola.



Importantíssimo! Deixe o aplicador o mais perto possível da chapa (sem encostar na cola) para que haja um bom fluxo elétrico e a grama realmente caia e fique de pé sobre a cola.
Veja foto em close, abaixo.



Faça a cobertura da cola com bastante grama estática. Depois que a cola secar, o excesso de fibra poderá ser retirado e reaproveitado.



Deixe secar por aproximadamente 12 horas. Ao retirar o excesso de fibra, o resultado final é o que se vê na foto abaixo.



No texto acima frisei a importância de aproximar o aplicador o máximo possível da chapa. Isto garante que o maior número de fibras fique de pé sobre a cola, conforme destaque da foto anterior.
Veja no detalhe da foto abaixo como uma boa carga da bateria e uma boa aproximação do aplicador da chapa produzem moitinhas bem feitas.



Com um estilete, fica fácil retirar suas moitas de capim da chapa de alumínio. Com certeza sua maquete vai ficar muito mais bonita com elas.



A colagem das moitinhas na maquete poderá ser feita com a mesma cola PVA, ou se você quiser uma fixação mais rápida, use Super Bonder.
As moitinhas poderão ser mescladas com outras cores e outros materiais. Novamente, o que vale é a criatividade do ferreomodelista.



Contribuições ao texto poderão ser feitas dentro dos comentários.

10 comentários:

  1. Boa noite,gostaria de saber onde acho essa grama estatica para comprar ,moro no espirito santo e nem sei que ai possui casa que vende este material,desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  2. por gentileza vc teria mais ou menos noçao como se fazer um aplicador de lastro? ,acho mais trabalhoso o modo de colocar com colher ou potinho.
    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juracy, você vai encontrar o aplicador de lastro fabricado pelo Queralt na Cordeiros Hobby, na Giltec ou no Lupatelli. O código do produto é H57. Disponha sempre. Com relação à grama estática, aproveite o embalo e pergunte para eles se eles têm. Assim que eu tiver uma respostas mais concreta eu aviso você, porque a que eu uso compro no exterior.

      Excluir
  3. Balan, esse aplicador de grama estática utilizado no tutorial parece ser de fabricação fácil. Por ventura vc tem algum tutorial para produzir um desse ou até mesmo uma orientação de como fazer um? Desde já agradeço, um abraço e parabéns por sua contribuição para o Ferreomodelismo..

    ResponderExcluir
  4. onde encontrro grama estática em brasilia guará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Brasilia não sei se existe disponível. Vou verificar com os amigos e depois informo por aqui. Aguarde. Se você quiser, solicite via correio para a Brasil Hobbies, chega rapidinho. http://www.brasilhobbies.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cdg=4477&sid=fils5oaueduhidp9nnj0r5d1s4-1408888487

      Excluir
  5. onde tem grama estatita em sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Brasil Hobbies http://www.brasilhobbies.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cdg=4477&sid=a38qo6a422e647o6ogkcmghv42-1426709065

      Excluir
  6. Bom dia Balan! Posso fazer grama estática usando sisal? O coador tem alguma referencia em relação ao tamanho? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo tutorial e obrigado pela dica.

    ResponderExcluir