sábado, 4 de janeiro de 2014

COMO FIXAR AS CONSTRUÇÕES NO TABLADO?


Quando você vai fixar alguma construção sobre a maquete deve levar em consideração  que ela poderá necessitar de reparos, uma nova pintura, uma modificação no modelo ou a troca de uma lâmpada que queimou. Se colar, certamente algo vai estragar na hora em que a construção tiver que ser removida.
A dica a seguir mostra uma maneira fácil e prática de fixar suas construções no tablado. A técnica utilizada permite que a peça (se precisar de reparos) possa ser retirada quantas vezes você necessitar sem que o conjunto se faça em pedaços, como é comum acontecer quando as construções são coladas ao cenário.
A foto abaixo mostra onde eu deveria colocar o prédio do laboratório e do almoxarifado na minha maquete VALENE - Uma siderúrgica dos anos 40.
O espaço já estava preparado com as dimensões do edifício.

Este é o prédio que iria ocupar o espaço indicado na foto acima


COMO FAZER?

Corte uma pequena ripa de madeira (normalmente uso balsa) para que caiba exatamente dentro das duas extremidades da construção. Em seguida faça um furo exatamente no meio dela e coloque um parafuso com comprimento adequado para atravessar o tablado. Faça o furo bem justo para que você possa rosquear o parafuso na madeira. Cole o parafuso na madeira com adesivo instantâneo. 
Fixe a ripa na construção conforme mostrado na foto abaixo, colando-a nas extremidades. Não esqueça de deixar pronta e em seu lugar a iluminação do edifício. 




MOLDE

Depois de fixar o pedaço de madeira com o parafuso na construção, fica muito difícil marcar no tablado de forma correta o local do furo para passar o parafuso. Então, o pulo do gato é fazer um molde da construção a ser fixada.
Pegue um papelão maior que o fundo do edifício, faça um furo bem no centro do papelão, passe-o pelo parafuso e encoste-o na base da construção, conforme foto abaixo.



Vire a construção e com uma caneta risque todo o contorno do edifício. Não esqueça de anotar no papelão o lado da frente do prédio.



Com uma tesoura recorte o papelão.


Coloque o papelão onde vai ser fixada a construção e risque o local onde deverá ser feito o furo para a passagem do parafuso.


Como a construção vai ser iluminada, não esqueça de fazer mais um furo para a passagem dos fios.


 Na foto abaixo a construção já está em seu lugar, o parafuso já recebeu arruela e porca debaixo do tablado, e os fios de iluminação já foram ligados à rede que alimenta toda a maquete.

Pronto! O edifício já está iluminado e ajudando a embelezar a maquete.
O mais importante é que, não importa quantas vezes você necessite retirar a construção, sua tarefa vai ficar muito mais fácil com a técnica explicada nessa dica.


Contatos com o autor: através de mensagem nesta página.

-.-.-.-.-.-.-.
Gostaria de lembrar que cópias para outros endereços são proibidas. Apenas são permitidos links para esta página.

11 comentários:

  1. De dicas de como montar a nossa propria mesa de ferromodelismo fui ate procurar marceneiro na minha cidade mas e muito caro sera que tem algumas dicas para pessoas leigas como eu construir nossa propria mesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante se na sua cidade houvesse fornecedores de madeira para marceneiros. De que cidade você é? Aqui em Curitiba, faço o desenho do tablado, com a placa superior e laterais e, no mesmo local onde compro as chapas de madeira, cobrando uma pequena taxa eles mesmo fazem o corte. Isto também é possível se você tiver uma pequena serrá elétrica, de disco ou tico-tico. Vou fazer um desenho e posto aqui brevemente. Se você puder me contate pelo e-mail balanfilho@onda.com.br.

      Excluir
  2. Ola meu amigo sou de caieiras sp ja tenho todo o material mas o principal ainda nao tenho a mesa 2,5 de comprimento e 1,5 de largura outra dificuldade que estou estudando e para rodar as locomotivas dash ac44 rumo logistica problemas com raios de curva meu e mail andre0709@bol.com.br mas se der me mande algumas dicas para a construçao do tablado

    ResponderExcluir
  3. a mais uma duvida qual e o material melhor para ser a placa do tablado?qual madeira eu devo usar?

    ResponderExcluir
  4. André, respondi via e-mail, você recebeu a resposta?

    ResponderExcluir
  5. Muito bom tutorial! Essas dicas para etapas básicas da maquete não encontramos por aí! Já irei rever minhas construções... abraços!

    ResponderExcluir
  6. Jônatas, é bem simples mas se a peça estiver colada, você já imaginou a mão de obra se tiver que tirar? A minha experiência diz que quase sempre a gente acaba quebrando alguma coisa. Melhor, então, é não colar. Esse método é bem simples mas é eficaz. Obrigado por prestigiar o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Essa técnica de fixar edifícios no tablado é super conhecida e utilizada por muitos ferreomodelistas há décadas e é de domínio publico. Sem essa de "proibido" e se apoderar de técnicas criadas por outras pessoas e se passar por autor Sr. Balan.

    ResponderExcluir
  8. Você cometeu um pequeno equívoco, Sr. Anônimo. Se fosse proibido utilizar essa técnica ela não estaria sendo divulgada exatamente para fazer com que as pessoas a utilizem, por ser bastante fácil e prática. Proibido é copiar o tutorial na maior cara dura como já vi muita gente fazendo por aí. Por mais simples que seja, e é exatamente esse o meu objetivo: ser absolutamente simples, o texto e as fotos tem dono. Não me aproprio de nada. Não preciso disso. Os tutoriais têm apenas o objetivo de divulgar o hobby e de, através dele, fazer amigos. Nada mais. De qualquer forma, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Excelente dica, Balan. Na vida, se pudermos compartilhar tudo o que aprendemos com os demais, já teremos cumprido boa parte de nossa missão. Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir