segunda-feira, 10 de julho de 2023

                                  PASSAGEM DE NÍVEL COM MADEIRA
 



Nas ferrovias, a maioria das passagens de nível utiliza trilhos paralelos aos trilhos principais. Existem também com asfalto, concreto, paralelepípedos. E há as de madeira, que eram mais comuns no passado. 

Por isso, existem diversas formas de fazer essas passagens. Pode ser com lâminas de estireno, com massa acrílica, com cimento, com epóxi , etc., etc. Mas vou explicar como faço com lâminas de madeira balsa, facilmente encontrada em lojas de modelismo.


Materiais e ferramentas:

1 – lâmina de madeira balsa de 1 mm

2 – Cola Super Bonder

3 – Pó Xadrez marrom

4 – Régua metálica

5 – Estilete

6 – Ponteiro ou prego fino

Existem diversas formas de fazer a passagem de nível. Pode ser com lâminas de estireno, com massa acrílica, com cimento, com epóxi , etc., etc., Mas vou explicar como faço com lâminas de madeira balsa, facilmente encontrada em lojas de modelismo.

A lâmina que uso é de 1 mm.

Inicialmente faça um gabarito para cortar todas as lâminas da mesma largura e comprimento. Nessa minha passagem de nível o comprimento era de 7 cm, uma rua estreita, portanto.

O espaço disponível entre trilhos é de 16 mm. Como a espessura do flange é de menos de 0,5 mm, temos de cobrir com madeira (pranchas) aproximadamente 15 mm entre os dois trilhos.

Como vou usar 4 pranchas, determinei uma largura de 3,5 mm para cada prancha.( Veja foto do gabarito). A madeira balsa é muito dócil ao estilete, portanto extremamente fácil de ser preparada.

Como vou usar 4 pranchas, determinei uma largura de 3,5 mm para cada prancha.( Veja foto do gabarito). A madeira balsa é muito dócil ao estilete, portanto extremamente fácil de ser preparada.



Pegue 3 lâminas compridas (7 mm) e corte-as ao meio (3,5mm

Na sequência faça quatro pedaços de 1,75mm


Junte todos os pedaços, 6 de 3,5 mm e 4 de 1,75 e coloque-os numa solução de pó Xadrez marrom com álcool. Deixe por aproximadamente 5 minutos. O uso do álcool é para facilitar a secagem.  Tire as pranchas da solução e seque-as com toalha de papel ou guardanapo.


Em seguida vá colando as pranchas no local definitivo com Super Bonder, intercalando-as como está mostrado na foto abaixo.


Com um pequeno ponteiro ou prego, faça furos nas pranchas seguindo o alinhamento dos dormentes, para simular os preços que fazem a fixação das duas partes.


Usando o pó Xadrez, a seco, e um pequeno pincel macio, aplique o pó com bastante intensidade sobre as pranchas.



Tire o excesso de pó Xadrez com os dedos ou com um guardanapo. O resultado final é o que você vê na foto abaixo.


Numa outra passagem de nível utilizei uma escova de cerdas de aaço para frisar a madeira. O resultado foi bem satisfatório.


A minha intenção é mostrar uma forma  bem simples de fazer a passagem de nível.  O conjunto pode ser melhorado colocando uma ou duas pranchas do lado de fora, em ambos os lados dos trilhos, e assim por diante.

Na sequência o modelista ferroviário pode inserir as marcas de pneus nas pranchas e no asfalto no local onde os veículos trafegam. Dá para melhorar muito. O que mostrei acima é o básico, o “caminho das pedras”.

O que vale mesmo é a criatividade de cada ferromodelista em adaptar os materiais e as técnicas à sua necessidade.











 


Nenhum comentário:

Postar um comentário