PASSAGEM DE NÍVEL COM MADEIRA
Por isso, existem diversas formas de fazer essas passagens. Pode ser com lâminas de estireno, com massa acrílica, com cimento, com epóxi , etc., etc. Mas vou explicar como faço com lâminas de madeira balsa, facilmente encontrada em lojas de modelismo.
Materiais e
ferramentas:
1 – lâmina de madeira balsa de 1 mm
2 – Cola Super Bonder
3 – Pó Xadrez marrom
4 – Régua metálica
5 – Estilete
6 – Ponteiro ou prego fino
Existem diversas formas de fazer
a passagem de nível. Pode ser com lâminas de estireno, com massa acrílica, com
cimento, com epóxi , etc., etc., Mas vou explicar como faço com lâminas de
madeira balsa, facilmente encontrada em lojas de modelismo.
A lâmina que uso é de 1 mm.
Inicialmente faça um gabarito
para cortar todas as lâminas da mesma largura e comprimento. Nessa minha
passagem de nível o comprimento era de 7 cm, uma rua estreita, portanto.
O espaço disponível entre trilhos
é de 16 mm. Como a espessura do flange é de menos de 0,5 mm, temos de cobrir
com madeira (pranchas) aproximadamente 15 mm entre os dois trilhos.
Como vou usar 4 pranchas,
determinei uma largura de 3,5 mm para cada prancha.( Veja foto do gabarito). A
madeira balsa é muito dócil ao estilete, portanto extremamente fácil de ser
preparada.
Como vou usar 4 pranchas, determinei uma largura de 3,5 mm para cada prancha.( Veja foto do gabarito). A madeira balsa é muito dócil ao estilete, portanto extremamente fácil de ser preparada.
Em seguida vá colando as pranchas no local definitivo com
Super Bonder, intercalando-as como está mostrado na foto abaixo.
Com um pequeno ponteiro ou prego, faça furos nas pranchas
seguindo o alinhamento dos dormentes, para simular os preços que fazem a
fixação das duas partes.
Usando o pó Xadrez, a seco, e um pequeno pincel macio, aplique o pó com bastante intensidade sobre as pranchas.
Tire o excesso de pó Xadrez com os dedos ou com um
guardanapo. O resultado final é o que você vê na foto abaixo.
Na sequência o modelista ferroviário pode inserir as marcas de
pneus nas pranchas e no asfalto no local onde os veículos trafegam. Dá para melhorar
muito. O que mostrei acima é o básico, o “caminho das pedras”.
O que vale mesmo é a criatividade de cada ferromodelista em
adaptar os materiais e as técnicas à sua necessidade.
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