terça-feira, 18 de maio de 2021

LASTRO PARA MAQUETES

LASTRO PARA MAQUETES Quantidade em quilo e em litro (por metro linear) Recebi diversas vezes correspondências me perguntando quanto se gasta de lastro em um metro de trilho. Nunca soube responder porque nunca havia medido. Como ontem me fizeram novamente a pergunta resolvi tirar esse assunto de letra de uma vez por todas... Comecei montando um metro de trilho sobre uma tábua para facilitar a aplicação e as medidas.
Para aplicar o lastro usei esse aplicador que comprei pela internet.
Como lastro usei dois tipos de pedras: a da Woodland Scenics, Fine Ballast, B1372, que serve para escala N e HO. A Woodland tem três medidas para essa pedra, conforme foto abaixo.
Na foto abaixo à esquerda a embalagem (shaker) da Woodland e à direita as pedras produzidas pela Dubbas de Curitiba, para escala HO, que as tem disponíveis em diversas cores em embalagens de 950 gramas..
PREPARANDO PARA AS MEDIÇÕES Posicionei a caixinha bem no início do trilho e a enchi primeiro com o lastro da Woodland.
A aplicação foi muito fácil, com uma boa distribuição das pedras, produzindo um resultado quase pronto. Meu único trabalho foi tirar um pouco de lastro que estava sobre os dormentes (2ª foto)
MEDIÇÃO: Na medição encontrei os seguintes resultados para o lastro da Woodland : 34 gramas, com 55 ml.
Em seguida fiz a aplicação do lastro produzido pela Dubbas, e o resultado visual foi este:
A granulação é bem maior, o que dificulta um pouco a aplicação uma vez que o espaço entre a base do aplicador e os trilhos é mais adequado para lastro da escala N. Mas o resultado, como se pode ver, também foi satisfatório. MEDIÇÃO: Na medição encontrei os seguintes resultados para o lastro da Bubbas : 106 gramas, com 55 ml.
Então, além de diferentes granulações o que diferencia os dois lastros é o peso. Ao comprar esse material é importante que se leve isso em consideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário