sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MOLDE DE BORRACHA DE SILICONE - COMO FAZER?


Texto e fotos: José Balan Filho

Nível de dificuldade: fácil


Quando falamos em  borracha de silicone , estamos falando de uma borracha sintética.
Já lá se vão os tempos em que a única origem da borracha era a floresta amazônica...
A que usamos para fazer moldes é produzida industrialmente. Ela surge da mistura do silicone com um catalisador apropriado. É um processo químico que recebe o nome de  RTV (Room Temperature Vulcanizing - Vulcanização a Temperatura Ambiente).
A reação química passa por duas etapas: a primeira -  quando o silicone fica gelatinoso -  recebe o nome “tempo de gel”; a segunda -  quando a peça endurece completamente -   chama-se “tempo de cura”. Da mistura dos componentes até a cura completa são necessárias entre 15 e 24 horas.
O endurecimento da borracha pode ser mais lento ou mais rápido. Vai depender da quantidade de catalisador e,  particularmente,  da  temperatura ambiente.

As cores do silicone indicam a dureza final  que você vai obter depois do processo químico.
Existem diversas cores disponíveis no mercado, mas as principais são:



A azul – vai produzir um molde macio
A branca – um molde médio
A vermelha – um molde bem duro e resistente, que é utilizado em altas temperaturas.
Como esse molde suporta até quase 350 graus, ele é adequado, inclusive, para fazer objetos com metais que derretem à temperaturas mais baixas, como chumbo, por exemplo.

É bom salientar que não há padronização entre os fabricantes. As diferentes cores de um fabricante podem dar resultados diferentes com as mesmas cores de outro fabricante.  Deve-se sempre verificar as especificações técnicas do produto.

Sem querer complicar, mas é bom esclarecer. Os silicones nacionais das cores azul e branca, usam o mesmo catalisador. A cor vermelha usa um catalisador específico para ela. Os silicones importados têm catalisadores próprios.  Mas no balcão os vendedores já entregam o catalisador adequado ao produto que você escolheu.

MATERIAIS PARA A BORRACHA

Silicone e catalisador
Vaselina líquida
Becker (copo graduado - de vidro ou plástico)

FERRAMENTAS 

Peça a ser copiada
Estireno (PS = Poliestireno) de 2 mm para fazer a caixinha (Veja texto e ilustração abaixo)
Estilete e régua metálica
Cola (tipo Super Bonder) 
Pincel
Uma espátula estreita  ou vareta para misturar os componentes
Papel-toalha e aguarrás (para a limpeza do Becker)

O Estireno, ou PS – Poliestireno, trata-se de uma resina cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor, tornando-a  a matéria-prima adequada para copos descartáveis,  peças de uso doméstico, além de embalagens (Wikipédia)
Ele é vendido no mercado em diversas cores e espessuras. Neste tutorial usaremos o estireno em chapa, de 2 mm, resistente o suficiente para uma caixinha.
O modelista também poderá usar cartão de papel, acrílico ou chapinhas de madeira.
A experiência e a disponibilidade é que indicarão o material mais adequado
    Foto da internet


CUIDADOS:

Você estará lidando com produtos químicos. Faça isso em ambiente ventilado.  Cuidado é essencial, e de modo algum permita que o produto toque seus olhos ou sua pele. 

COLOCANDO A MÃO NA MASSA: 

Fazendo a caixinha com estireno

Recorte o fundo da caixinha deixando uma margem de 1 a 1,5 cm da lateral da peça a ser copiada até a lateral da caixa.
As laterais deverão ter entre 1 e 2 cm mais altos que a parte mais alta da peça a ser copiada. É para oferecer uma boa resistência e evitar que o molde rasgue na hora da desmoldagem.

Prepare a matriz

Tire toda e qualquer poeira, graxa ou gordura da peça.  As imperfeições serão copiadas para o molde, portanto deixe a peça original com um bom acabamento. Não existe molde bom com modelo ruim.

Fixando a matriz na caixa

Cole a peça a ser copiada no fundo da caixinha para evitar que ela se mova durante o enchimento.  Procure não deixar espaços entre a peça e o fundo da caixinha porque o silicone poderá entrar por ele. Quando faço moldes de pedras costumo nivelar uma das faces da pedra com massa acrílica. Essa face lisa facilitará a colagem e permitirá um acabamento melhor do molde.


Para evitar que a borracha grude no modelo/matriz,  com um pincel macio passe uma leve camada de vaselina tanto na peça quanto na caixa. Isso vai facilitar a desmoldagem.

Atenção – Importante - Antes de usar o silicone!
O silicone costuma decantar parte dos seus componentes no fundo. Então é muito importante mexer bem para homogeneizar a mistura. Mexa suavemente para evitar a formação de bolhas.


MISTURANDO SILICONE E CATALISADOR
Coloque a quantidade de silicone a ser utilizado no Becker.
Coloque só a quantidade que você vai utilizar. Se sobrar o resto será jogado fora. Então não desperdice. Para saber a quantidade de silicone correta a ser usada, encha a caixinha com água e meça no Becker. A medida de água é a medida de silicone. Não esquecer que a caixinha deverá estar bem seca antes de passar a vaselina desmoldante.
Os fabricantes recomendam colocar 100 gotas de catalisador para cada 100 ml de silicone nacional. Se o silicone é importado, para cada 100 gramas coloque duzentas gotas de catalisador.


Misture bem o catalisador ao silicone, mas faça isso de forma suave para não formar bolhas.
Bolhas na mistura costumam produzir moldes de qualidade ruim, podendo, às vezes, destruir
os detalhes da peça que está sendo copiada.


Escolha uma superfície rigorosamente plana para colocar a caixa com o molde.  Isso evitará que o silicone escorra para fora durante o enchimento.
Despeje a mistura até encher a caixa. A mistura deve ser despejada com muito cuidado para não formar bolhas e para preencher todos os espaços. Se houver necessidade use um objeto pontiagudo para ajudar o silicone a preencher todas as reentrâncias.



Entre 4 e 6 horas a borracha resultante da mistura já estará dura ao contato, mas a vulcanização completa se dará em torno de 24 horas. Não tente desenformar antes disso. Você poderá estragar o molde. 



Não desmolde antes de 24 horas. Segurando sua impaciência você contribuirá para ter uma borracha completamente curada que facilitará a desmoldagem.
Completado o tempo de cura retire as laterais da caixinha devagar e suavemente para não rasgar a borracha de silicone. Normalmente se a preparação com vaselina foi correta essa etapa será bem fácil. 



Vá soltando o molde da base e da matriz. Comece por um canto. Faça uma suave pressão com os dedos para cima, mas faça isso com muito cuidado.



Observe que devido à camada bem fina de vaselina que você passou com o pincel na peça matriz, o molde solta-se com bastante facilidade. Complete a retirada do novo molde, e se sobrar aparas de borracha retire-as com uma pequena tesoura.



Seu molde está pronto. Conserve-o em lugar seco e arejado, longe de produtos químicos, e jamais coloque qualquer tipo de objeto sobre ele. Com pequenos cuidados você terá um molde para ser utilizado muitas e muitas vezes.



Anotações gerais:

1 - Para limpeza da espátula, vareta ou Becker, utilize aguarrás.

2 - Procurei simplificar este tutorial o máximo possível. Se alguma coisa não ficou clara ou  se você tem alguma sugestão para melhorar o texto, deixe recado aqui nesta postagem.


-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Atenção: A utilização desta placa é apenas para mostrar o processo de fabricação de moldes.
É importante saber que determinados objetos não podem ser copiados pois tem copyright.
Lembro também que as cópias só podem ser feitas quando é para uso pessoal, e não podem ser comercializadas. 
Para cópias que serão comercializadas, obtenha autorização do detentor do copyright.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.


65 comentários:

  1. Oi segui todos os passos mas os moldes não ficaram secos o suficiente o que faço agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os moldes não ficaram secos o suficiente mas a borracha é a recomendada, então o problema pode ter sido na quantidade de catalisador. Existe uma borracha importada, a tipo 2, que produz moldes mais duros, mas também custa um pouquinho mais caro. Outra opção para deixar a borracha um pouco mais dura é usar calcita, 50 gramas por quilo (para menores quantidades, é só calcular). Para o molde que já está pronto, infelizmente, não há como corrigir, tem que fazer outro molde. Para evitar erros, marque sempre as quantidades de produtos que você está usando. Isso evitar cometer os mesmos erros, ou tem a porção exata para novos moldes.

      Excluir
  2. Boa tarde!
    Parabéns pelo trabalho!
    Uma dúvida: e qual é a medida de Resina de poliester e catalisador?
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observo que foi falado em 100 gotas para cada 100 ml de silicone mas tenho uma duvida comprei molde de fazer boneca e dois kit de borracha de silicone,é possível fazer boneca??? por favor me responda.

      Excluir
    2. Observo que foi falado em 100 gotas para cada 100 ml de silicone mas tenho uma duvida comprei molde de fazer boneca e dois kit de borracha de silicone,é possível fazer boneca??? por favor me responda.

      Excluir
  3. de 3 a 5% do peso usado! precisa de 1 balança de precisao se nao quer errar.. se nao tiver vc pode fazer testes ate encontra a melhor mistura! note.. que quando esta calor pode adicionar menos catalizador quando ta mais frio pode adicionar mais. mas sempre nessa faixa de 3 a 5%.

    ResponderExcluir
  4. Alguém poderia me informar se esse silicone adere em plástico, preciso fazer um trabalho de vedação e preciso de uma cola de silicone liquida para que penetre em todos os orifícios.

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Dúvida: O silicone endurece sem adicionar o catalisador ou ele fica eternamente no estado líquido?
    Informaram-me que o catalisador serve somente para acelerar a secagem, é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, o silicone é um produto químico com prazo de validade, e deve ser usado dentro do prazo estipulado pelo fabricante. Mesmo sem misturar o catalisador, com o tempo ele endurece e fica imprestável.

      Excluir
  6. Boa noite! Minha matriz é em MDF, preciso passar bastante vaselina líquida? Acredito que o MDF vai sugar a vaselina com muita facilidade!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Minha matriz é em MDF, preciso passar bastante vaselina líquida? Acredito que o MDF vai sugar a vaselina com muita facilidade!

    ResponderExcluir
  8. Bruno, o MDF não é muito bom para forma, porque ele tem muita porosidade, mas passe diversas camadas de vaselina e dê um tempo entre as demãos para que a madeira absorva o produto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já consegui bons resultados tambem lacrando o mdf com parafina derretida bem quente....tipo dando um banho na peça de mdf....raspando um ou outro excesso que ficar com algo que seja de plástico para não retirar a camada e expor o mdf....e pronto....superficie não porosa lacradinha pronta p receber a vaselina ;)

      Excluir
  9. Comprei uma moldes de cilicone azul,só que depois de um ano de uso,eles estão muito mole e grudento ,oque fazer para que endurençam um pouco e fiquem menos grudento,por favor se puder me ajude pois são bastantes

    ResponderExcluir
  10. Isabel, se você comprou borracha azul ou branca nacionais, não tenho uma boa notícia para você. Como elas custam um terço das importadas, com aproximadamente um ano começam mesmo a ficar moles e grudentas. Não tem muito o que fazer. Você pode lavá-las com detergente ou passar acetona com um pano para deixa-las menos grudentas mas infelizmente esse é um processo químico que não tem muito o que fazer. Daí, na próxima compra, você deve analisar se vale a pena investir um pouco mais (bem mais!) nas importadas para aumentar a durabilidade dos seus moldes...

    ResponderExcluir
  11. Olá noacnoite acredito que voce foi muito claro nas explicações,mas me disseram que esse medida que voce passou de 100 gotas de catalizador para 100 grs de silicone e inconsistente por isso gostaruacde saber se você poderia me dizer como faço a conta para achar esse resultado.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. Olá noacnoite acredito que voce foi muito claro nas explicações,mas me disseram que esse medida que voce passou de 100 gotas de catalizador para 100 grs de silicone e inconsistente por isso gostaruacde saber se você poderia me dizer como faço a conta para achar esse resultado.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleiton, a quantidade de catalizador indicada no texto é a que foi informada pelo fabricante do produto nacional, a Casa do Silicone, cuja fábrica fica na região metropolitana de Curitiba. Na realidade a quantidade vai de 80 a 100 gotas mas como fiz diversos testes, 100 gotas foi o que deu melhor resultado, com uma forma uma pouco mais consistente do que se usar 80 gotas ou menos. Essa quantidade varia se for produto importado, e você deverá seguir as recomendações do fabricante.

      Excluir
  13. Amigo, fiz um molde de silicone vermelho. Mas as peças estão dando bolha, e ou falhas. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para isso não acontecer, basta vc dar umas batidinhas enquanto o silicone estiver mole,na caixinha ou no que vc estiver usando como base para fazer seus moldes, que as bolinhas irão subir,dessa maneira as bolhas não prejudicarão as peças que vc produzir em seu molde.

      Excluir
  14. Boa noite! Onde se adquiri estes produtos Balan, por gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elder, esses produtos compro aqui em Curitiba da Casa do Silicone. Inclusive eles entregam pelos Correios ou transportadoras. Anota aí o site deles. http://www.casadosilicone.com.br/ Se você tiver alguma dúvida ligue e fale com o Zé Luiz. Ele é muito prestativo e entende tudo do assunto.

      Excluir
  15. Cra, eu fiz aqui mas fica umas bolhas quando retiro..
    queria fazer um fundo para o meu aquario, mas com as bolhas o silicone ficou feio..
    Como faço pra retirar as bolas, ou evita-las?

    ResponderExcluir
  16. As bolhas só aparecem quando você mistura os componentes e o ar entra na mistura. Então é importante que quando o catalizador seja adicionado à borracha, os movimentos para a mistura sejam bem suaves. Umas batidas de leve no molde também ajudam as bolhas a subirem. Depois da borracha pronta não há conserto.

    ResponderExcluir
  17. Caro Balan,

    Segui suas recomendações aqui e estou muito contente com os objetivos alcançados, tanto na fabricação do molde de silicone quanto na cópia deste em resina, nunca tinha tido experiência com esse tipo de material, mas com as explicações aqui consegui meus objetivos. Obrigado por compartilhar conhecimentos para iniciantes no hobby igual o calouro aqui kkkkkk e já estou sentindo falta de novas publicações.

    Um forte abraço.

    Leonardo Eloi

    ResponderExcluir
  18. Leonardo Eloi, fico muito contente que os tutoriais foram úteis para você. Procuro fazê-los de tal forma que não fique dúvidas, mas entre o texto e a mão na massa podem acontecer algumas interferências, como produtos diferentes dos citados, catalizadores que reagem mais ou menos rápidos, mas se você conseguiu executar as duas etapas, forma e cópia de objeto, ótimo! Quer dizer que o tutorial não ficou tão ruim assim. Valeu amigo. Obrigado por ter deixado comentário. Um grande abraço do Balan.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. boa tarde gostaria de saber o que usar para deixar a borracha vermelha para fundiçao de chumbo um pouco mais rigida dura ,algumas pessoas me indicaram talco industrial ou calcita ,qual voce me recomenda e qual a quantidade que eu uso para cada kilo,,aguardo claudio

    ResponderExcluir
  21. Olá, minha pergunta é que eu falo aqui do Uruguai e não este produto poderia comprar de você? e quanto custa eo montante mínimo que seria que você iria me vender. Como eu enviar e quantos dias de atraso. Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite. Vou preparar 500g de silicone. Quando terminar de colocar as 500 gotas do catalizador, devo misturar por quanto tempo para então verter na caixa? Existe uma viscosidade ideal?

    ResponderExcluir
  23. Essa quantidade eu já considero bastante grande para fazer de uma única vez, então é necessário um pouco de rapidez ao colocar o catalizador. Verifique primeiro com o fabricante a quantidade correta de catalizador porque cada fabricante indica na embalagem a quantidade ideal. A mistura, de forma suave, deve ser feita em alguns segundos cuidando para não formar bolhas. Utilize, de preferência uma vareta redonda e você vai perceber quando o catalizador já se integrou à borracha. De qualquer forma só a experiência é que vai lhe mostrar realmente como fazer. Não há uma fórmula pronta para isso.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom seu tutorial! Há muito tempo havia feito algumas formas mas acabei esquecendo a medida de catalisador, você me ajudou muito! Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que o tutorial tenha ajudado. Sucesso na sua arte... Um grande abraço do Balan

      Excluir
  25. Olá tudo bem? Fora Curitiba onde posso encontrar o silicone importado. Pois liguei lá na casa do silicone e estão em falta.

    ResponderExcluir
  26. André, procure no Mercado Livre que há muitos vendedores do produto por lá. Só se certifique com o vendedor de que se trata da borracha de silicone importada. Sucesso na compra.

    ResponderExcluir
  27. Balan, com um dilema aqui. Fiz uma câmara para extração das bolhas, mas o silicone que uso catalisa muito rápido. Em oito minutos, no máximo, ele já endurece, ficando impossível de trabalhar com ele na câmara e depois vazar no molde. Se brincar, não consigo nem despejar ele direto do pote pro molde, pq fica endurecido rápido.
    Você conhece alguma aditivo que possa ser usado pra retirar bolhas do silicone ou, melhor ainda, para que possa retardar o endurecimento por alguns poucos minutos? Eu até encontrei um, mas não está sendo vendido no Brasil, e trazer catalizador de outros países por avião é proibido por lei.
    Alguma sugestão, meu caro?

    ResponderExcluir
  28. Olá Balan,tudo bem?
    Você poderia me tirar algumas dúvidas?
    A primeira é:Posso jogar resina sobre resina confiando só na cera de carnaúba e no desmoldante?
    Preciso fazer um modelador de E.V.A,mais não quero fazer muitos processos pra não ter um gasto muito alto,então queria fazer um lado de resina, e depois jogar a resina sobre este lado pra fazer a outra parte,não sei se é o certo mais acho que o nome é positivo e negativo,me corrija se eu estiver errada.
    Espero ter me expressado de maneira que vc entenda a minha dúvida.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  29. Prá ser honesto com você nunca fiz molde "resina sobre resina" confiando apenas no desmoldante. Aconselho primeiro testar.

    ResponderExcluir
  30. Amigo, essa borracha de silicone serviria ou serve, para pazer um molde para alveolar cera?.

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite!
    Gostaria que me tirasse uma dúvida.
    Quando o meu silicone não foi suficiente para cobrir uma peça, e não tenho silicone para terminar, posso aplicar o restante depois que o molde já está seco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vicente, normalmente não é bom começar a fabricação de um molde e continuar depois. O ideal é fazer o molde inteiro. Se você fez uma parte e faltou material, não pode passar mais do que um dia para continuar, já que o novo material agregado pode não se unir muito bem ao material anterior. Se a primeira parte já está feita e seca, infelizmente não há muito o que fazer. Tem que começar de novo.

      Excluir
  32. Silicone gruda em EVA? Minha matriz é de Eva.....preciso fazer uma forma de silicone mas minha matriz é de eva

    ResponderExcluir
  33. Silicone gruda em EVA? Minha matriz é de Eva.....preciso fazer uma forma de silicone mas minha matriz é de eva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem diversos tipos de EVA. Alguns mais duros, com poros bem fechados, e outros um pouco mais macios, mas de um modo geral o cuidado que tem que ter é passar uma boa camada de vaselina, esperar um pouco, passe novamente e retire o excesso. Deve dar certo.

      Excluir
  34. Olá, nos comentários a Isabel disse que depois de um ano os moldes de silicone ficaram moles e grudentos, fiquei preocupado porque eu planejava utilizar essa borracha (que não conheço), para fabricar pneus para miniaturas de ônibus, caminhões, etc., escala 1/43. Quero que estes pneus durem uma vida toda, iguais as miniaturas compradas em lojas, mas parece que essa borracha possui um tempo de vida curto, não podendo ser usada para isso, estou certo ou errado?

    ResponderExcluir
  35. MUITO BOM O TEXTO COMPLETO,O PASSO A PASSO....NA MINHA OPINIÃO ESTÁ CORRETO.........
    EU,VASCONCELOS UM DIA APENAS....PICOTEI OS RESTOS DE SILICONES QUE SOBRARAM NOS POTES(EMBALAGENS) E DE FÔRMAS QUE DERAM ERRADAS DE ALUNOS MEUS E MISTUREI A 01 LITRO DE NOVO SILICONE E SERVIU PARA AUMENTAR O VOLUME E FIZ UMA FÔRMA DE UMA PEÇA QUE PRECISAVA REALMENTE DE MAIS QUE 01 LITRO DE SILICONE.........VOCÊ ORIENTOU JOGAR FORA E ENTÃO LEMBREI DISSO E COLOQUEI AQUI ESTA EXPERIÊNCIA PARA QUE SEJA TESTADA,POIS JÁ QUE NÃO POSSO GARANTIR ,DEPOIS QUE LI SEU TEXTO,QUE ISSO DEVA VIRAR UMA COISA CORRETA.......VOU TESTAR EM MAIS UMA E DEPOIS COLOCAREI A NOTA OK...

    ResponderExcluir
  36. Ola. Bom Dia. Muito bom seu tutorial. Bem tecnico e esclarecedor, sem deixar de ser acessivel ao leigo. Acontece uma vez a cada muitas vezes, por isto nao consegui acompanhar um padrão. Sigo todos os passos para a catalizacao da porção do silicone BB1, e de repente qual nao foi minha surpresa, ao ver o que mesmo simplesmente pareceu nao reagir com o silicone. Ele se mantém completamente viscoso, como foi retirado do pote. Sei que nao eh compatibilidade, pois a combinação anterior ocorreu sem problema, nao eh vencimento, nao eh proporção, nao eh tempo ou temperatura, nem adição de um terceiro componente, nao eh a 'misturacao', nem troca de produtos de fabricantes diferentes. Mesmo acontecendo algumas vezes, ja nao tenho opções de explicação para evitar o fato. Isto me frustra. Ha alguma explicação para o ocorrido? E como evitar-lo? Agradeço antecipadamente a atenção.

    ResponderExcluir
  37. Augusto, fiquei aqui pensando com meus botões e também não encontrei uma explicação para o que está acontecendo com o seu produto. Se o silicone não está vencido, se o catalisador e a quantidade estão corretos, realmente não há explicação satisfatória. Mantenha de lado esse material e compre outro, em pequena quantidade para experimentar. Verifique as instruções e CONFIRA se o catalisador que o vendedor lhe deu está correto ou não está vencido. O processo é químico, e se nenhum dos dois produtos está vencido, é simplesmente impossível não endurecer. Confira e depois me diga o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  38. Amigo bom dia! Fui fazer uma forma de silicone azul , fiz a forma coloquei o silicone só que faltou silicone para cobrir o fundo o suficiente por completo eu posso colocar mais silicone no outro dia para completar a forma?

    ResponderExcluir
  39. Foi fazer uma forma de silicone e faltou um pouco para ficar pronta posso completar com outro silicone mesmo que o que eu coloquei estiver seco(depois de seco posso colocar outro por cima sabe dizer se ele cola no outro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isael, se a forma que faltou material foi feita no dia anterior ainda dá para completar o material, embora o resultado seja ruim e no uso ela possa se romper exatamente no local onde houve a adição de mais material. Se o que você começou já está seco, lamento, mas tem que começar tudo de novo.

      Excluir
  40. Olá!

    Gostaria de tirar uma dúvida: fiz um molde de silicone para replicar peças em concreto, porém depois de fazer a segunda peça, apareceram várias bolhas internas no molde de silicone. À medida que eu fui fazendo novas peças as bolhas foram aumentando.

    Você sabe o que poderia ter causado isso? A vaselina, o concreto...? Obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Como vc montou a caixa de estireno? Digo colar as laterais pra formar a caixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Super Bonder. Essa cola dá uma colagem segura o suficiente para fazer o molde mas não tão firme que não se possa desmanchá-la para retirar o molde pronto.

      Excluir
    2. Brigadão pela resposta

      Excluir
  42. olá, boa tarde, sou do ceará, onde encontro esse material em fortaleza? Qual loja?

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pela matéria. Sou iniciante neste ramo. Não calculei a quantidade de silicone azul e não consegui preencher toda a peça para fabricar o molde. Aguardando chegar o silicone pelos correios. Vai demorar uma semana.Posso colocar o silicone para completar o molde ou todo o processo foi perdido e tenho que começar tudo de novo para cobrir a peça a ser copiada de uma unica vez ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Claudio, eu sempre recomendo que se faça a peça inteira, sem adições posteriores, porque pode acontecer que depois, com o uso constante do molde, ele vá partir exatamente no local da emenda. Mas segundo os fabricantes a quem consultei, dá para completar o enchimento, sim. Segundo o fabricante, essa semana de demora para chegar o produto não deverá causar complicações. Tenho um método para medir o baterial a ser feito. Depois que você completou a forma com a peça que vai ser copiada, encha a forma de água e meça num Becker quantos ml deu. Essa é a quantidade de borracha de silicone que você vai ter que usar. Não esqueça de secar o forma e o modelo antes de fazer o enchimento.

      Excluir
  44. Olá!
    minha balança não consegue pesar o catalizador, que é três por cento da medida da resina. caso a quantidade do catalizador seja menor do que a do silicone, ele, mesmo assim, vai endurecer?

    ResponderExcluir
  45. Hugo, não esquecer que temos três produtos distintos: a resina, o silicone e o catalizador. Para fazer o molde usa-se o silicone com o catalizador próprio. O catalizador para resina é diferente. Se você está com dificuldade com a balança, dá mais trabalho mas coloque em gotas. Para cada 100 ml de silicone, 100 gotas de catalizador. Mas olhe primeiro na embalagem, que às vezes o fabricante recomenda outras quantidades, particularmente se for silicone importado.

    ResponderExcluir
  46. Sensacional amigo ótima explicação ,me ajudou bastante pois pretendo logo logo me a riscar ,a fazer umas peças , obrigado boa tarde amigo

    ResponderExcluir
  47. Maravilha! Tutoria claro! Grato Ballan!

    ResponderExcluir
  48. Fico contente que tenha gostado. Dê uma espiada nos demais tutoriais que pode ter algum que lhe interesse.

    ResponderExcluir