quinta-feira, 15 de maio de 2014

COMO FAZER MORROS E MONTANHAS

                                            (Para ampliar as fotos basta clicar sobre elas)


Uma pergunta que me fazem com frequência é como faço os morros e montanhas das minhas maquetes.
Existem várias formas para executar bem essa tarefa mas vou mostrar neste pequeno tutorial como resolvo isso utilizando materiais baratíssimos, como papel Kraft, jornais velhos, embalagens descartadas de Isopor e, como acabamento, atadura gessada (depois explico melhor que produto é esse).


LISTA DE MATERIAIS E UTENSÍLIOS


1 – Papel Kraft, ou jornais velhos (Este papel é encontrado em lojas de embalagens)
2 – Borrifador de água
3 – Grampeador
4 – Gesso estuque (pode ser encontrado em qualquer loja de materiais de construção)
5 – Cola PVA (de preferência dessas utilizadas para fixar assoalhos – depois explico porquê)
6 – Fita crepe
7 – Uma pequena peneira de chá

8 – Pedaços de embalagem de Isopor


Além dos materiais citados acima você vai precisar de uma forma de bolo e, é claro, das ataduras de gesso. No exemplo deste tutorial utilizei atadura gessada de 20 cm de largura.

O que é “atadura de gesso”?
É um produto médico hospitalar onde uma base de tecido de algodão é impregnada uniformemente com gesso. Ela serve para imobilização de fraturas ósseas e lesões musculares.

Onde a “atadura gessada” pode ser comprada?
Pode ser comprada em lojas que vendem suprimentos médicos hospitalares.
Elas são vendidas com 6 cm, 8 cm, 10 cm, 12 cm, 15 cm e 20 cm de largura. Cada rolo vem com 4 metros de comprimento. Cada unidade (20 cm de largura) custa hoje em torno de 2,5 dólares (preço no Brasil).

VAMOS COMEÇAR!

Sobre o tablado, no local escolhido, aplique primeiro os pedaços de embalagem de  Isopor para fazer a base. Eu utilizo o Isopor porque é leve, e se a maquete deverá ser transportada  para exposições ou esporadicamente mudada de lugar, ser leve é algo fundamental.
Cole as peças de preferência com cola de assoalho porque embora ela seja solúvel em água, depois que seca não sofre mais a ação da umidade, o que evita descolamentos dos produtos aplicados.
Atenção!

É importante, após a colagem do Isopor ao tablado, aguardar um tempo de secagem adequado porque a etapa a seguir depende da perfeita fixação das peças à base.


Continuando!

 Na sequência rasgue pedaços de papel Kraft ou de jornal, faça pequenas bolas com eles e fixe-os no lugar escolhido com grampos e fita crepe.
O tamanho e o formato da montanha vai depender das necessidades do modelista. É importante lembrar que toda maquete tem uma escala, e tudo o que é feito nela deve levar a escala em consideração.

DICA IMPORTANTE!

À medida que você for fixando o papel vá fazendo dobras para simular o formato das pedras e do relevo. Isto vai ajudar no resultado final.

Veja na foto abaixo como vai ficar a primeira etapa.

Depois que você colocar todo o papel o visual vai ser mais ou menos esse da foto abaixo.
Parece um embrulho mal feito, mas é assim mesmo que deve parecer...


VAMOS MOLHAR AS MÃOS!
(Se achar conveniente utilize luvas para aplicar a atadura de gesso)

A partir desta etapa o seu capricho e criatividade são muito importantes para a obtenção do resultado final que se deseja.
Abra a embalagem de atadura gessada e vá cortando, com uma tesoura, pedaços de aproximadamente 20 cm. Deixe vários pedaços cortados para facilitar o serviço. Deixe, também,  a forma pronta, com água, num nível suficiente para haver a completa imersão da atadura gessada.
Mergulhe a atadura por um segundo na água,  retire-a imediatamente e comece a aplicá-la sobre o papel (não deixe por mais tempo porque o gesso poderá se soltar da atadura).


Como a atadura está impregnada de gesso, com a ponta dos dedos esfregue o gesso molhado para que ele se espalhe tapando a malha do tecido.

Dica!

1 - Com um borrifador de água, molhe suavemente o papel no local onde você vai aplicar a atadura. Isto facilitará a adesão da atadura ao papel.
2 – Aproveite o momento da aplicação da atadura para ir dando formato ao relevo.

Opa! Está tomando forma!
Veja como vai ficando o visual...



Dica!

Utilize um pincel de cerda dura para fazer a atadura gessada entrar nas frestas do papel, formando as reentrâncias.


Importante!

É comum o gesso não ser suficiente e ficar aparecendo a trama do tecido.

Como resolver isso?

Simples! Molhe suavemente o local com o borrifador de água e aplique uma nova camada de gesso com uma peneira de chá. Após espalhar o gesso alise-o com os dedos ou com o pincel para que a trama do tecido desapareça.

Nessa etapa você pode adicionar pequenos pedaços de atadura ao conjunto, para melhorar o relevo, com pequenas elevações, ou para tapar frestas que ficaram muito grandes.

E agora, com uma camada de atadura aplicada em todo o conjunto, obtemos o resultado final.

O mesmo conjunto visto de outro ângulo.

Como se percebe pela sequência de fotos,  fiz a aplicação de apenas uma camada de atadura gessada. Nas minhas maquetes aplico três ou quatro camadas para que o conjunto tenha uma boa resistência mecânica. Uma vez que posteriormente serão aplicados acabamentos para finalizar o cenário é importante que esse material tenha uma boa base. Além disso se o morro/montanha for bem resistente, não rachará quando houver uma eventual movimentação da maquete. 

Gostaria de lembrar que o resultado final vai depender muito da habilidade do modelista.

Em cima do método que apresentei, podem ser adicionados diversos melhoramentos ou técnicas complementares que o modelista conheça.

A título de informação, no exemplo acima gastei dois rolos de atadura gessada de 20 cm de largura.

Lembro, também, que após essa etapa a montanha receberá o paisagismo, com a colocação de pedras pré-fabricadas de gesso, vegetação rasteira e pequenas árvores. Mas isto é um assunto para outro tutorial.

Se alguém ainda tiver alguma dúvida basta deixar mensagem que terei o maior prazer em esclarecer.